Academia Sénior‎ > ‎

2008/09


Ao encontro da História Local

No passado dia 22 de Abril, a Academia Sénior do Centro de Estudos Regionais levou a efeito o Encontro sobre História local e das comunidades, animado pelo Dr. Ernesto Português. A sessão, que decorreu no Auditório da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, abriu com a apresentação do autor e da obra “São Salvador de Cambeses. Memória e identidade de um povo” (2002) pelo Dr. Albino Ramalho, um dos frequentadores da Academia. Na plateia, para além dos “alunos” da Academia Senior, estiveram presentes discentes de um curso de animação social e cultural da Escola Secundária de Monserrate e estudantes da Escola Superior de Educação. O Dr. Ernesto Português proferiu uma comunicação sobre a sua obra e a sua experiência enquanto investigador de História e animador da comunidade. O autor dissertou sobre os processos de criação, pesquisa e escrita, ilustrando a sua comunicação com exemplos de fontes e documentos, que tem vindo a usar. 


Começando por mencionar factos e personalidades por ele estudados que ligam Monção e Viana do Castelo, considerou-se um "aprendiz de historiador" e reconheceu que a investigação e a escrita o realizam enquanto homem, mesmo quando os originais "ficam na gaveta". Recordou algumas das suas iniciativas de animação local e projectos de investigação, atraindo a atenção dos ouvintes com o relato de algumas das peripécias, dos acasos e dos esforços que caracterizaram (e caracterizam) o seu trabalho. Terminou a sua intervenção com as palavras de Paulo Freire - Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.        

O evento na newsletter do IPVC (veja "Encontro Pedagógico"). 

O Autor

O Dr. Ernesto Português é Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em História da Educação, na área de especialização de História da Educação e da Pedagogia, pela Universidade do Minho. Aposentado do Ministério da Educação, e natural de Monção, é um intelectual muito respeitado, tendo apresentado comunicações em encontros científicos e publicado artigos em diversas revistas. Colabora regularmente com os jornais “Notícias de Monção”, “A Terra Minhota” e “Diário do Minho”.
Autor distinguido com o prémio A. Lopes de Oliveira

O Dr. Ernesto Português foi galardoado pela sua obra “São Tiago de Pias – História e Cultura”, com o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe – Estudos Histórico-Sociais de Âmbito Local ou Regional, edição relativa aos anos de 2007 e 2008. O Júri, por unanimidade, considerou que se trata de “um trabalho de investigação profundo, cientificamente bem sustentado, com correcta e importante utilização de fontes primárias e, dentro das obras submetidas a concurso, a que mais se adequa ao espírito do regulamento do Prémio, evidenciando uma forte matriz local”. O Júri integrou o Professor Doutor José Gama, docente da Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Dr. João Carlos Pascoinho, docente do Instituto de Estudos Superiores de Fafe e Dr. Aureliano Barata, docente da Escola EB 2,3 Padre Joaquim Flores e o representante da Câmara Municipal de Fafe.

Note-se que esta é a segunda vez que o autor recebe este prémio. No biénio de 2001/2002 a mencionada distinção foi atribuída à sua obra monográfica "São Salvador de Cambeses. Memória e identidade de um povo" (Monção, 2002).