Academia Sénior‎ > ‎2009/10‎ > ‎

04

Sessão de 13 de Março de 2010. Ordens Religiosas e Liberalismo, por Henrique Rodrigues.




Tomando como ponto de partida as Invasões Francesas e "as sementes da Liberdade", Henrique Rodrigues realizou um "percurso" pela história do século XIX português. Referiu-se à desagregação das estruturas do Antigo Regime, à construção política do regime liberal (particularmente, aos textos constitucionais) e às transformações sociais que ocorreram em Portugal até à implantação do regime republicano.

Em traços largos, recorrendo a informação de cariz quantitativo, caracterizou os religiosos que viviam no Alto Minho. Referiu-se às perseguições e condenações sofridas pelos simpatizantes do movimento liberal. Tratou da condição dos "egressos prestacionados" e destacou o papel dos religiosos no campo da educação.

Através de uma apresentação viva e cativante, Henrique Rodrigues foi estabelecendo ligações interessantes entre o presente e o passado, que suscitaram inquietação entre os assistentes. Esta resultou num período de debate onde as questões relativas à educação, à emigração, ao caciquismo e às relações da sociedade com o Estado dominaram a atenção. A comunicação foi dedicada ao Dr. José Luís Branco, ilustre sócio do CER e homem da Cultura, recentemente falecido.
 

                                                                   
Primeira página da Constituição de 1822                                                Carta Constitucional de 1826