Academia Sénior‎ > ‎2009/10‎ > ‎

05

Sessão de 23 de Março de 2010. Ordens Religiosas e educação feminina. O caso vianense, por Manuel Inácio Rocha.




Iniciando a sua comunicação com uma abordagem ao lugar que a mulher ocupava na sociedade e na cultura desde a Antiguidade à modernidade, Manuel Inácio Rocha expõs, recorrendo a excertos de obras literárias e depoimentos escritos, aspectos relacionados com a educação feminina. Tratou da tradição cultural em Viana do Castelo, particularmente no séc. XVII/XVIII, e descreveu a chegada das Ursulinas à cidade, onde formaram o segundo convento daquela denominação em Portugal.

Cruzando factos da história nacional com acontecimentos da história local, evidenciou o papel das religiosas na educação das meninas da cidade e referiu-se ao seu projecto pedagógico. Através da exposição de imagens de estatuária, cartografia da cidade e objectos produzidos no âmbito das actividades escolares, o conferencista traçou a vida da comunidade até à sua extinção, notando fases de dificuldade impostas pela evolução política.

Seguiu-se um momento de perguntas e respostas, que contou com a intervenção de diversos assistentes.

 
Capa do livro do conferencista, edição do CER (1996),que resulta da tese de mestrado apresentada na Faculdade de Letras do Porto.