Academia Sénior‎ > ‎

2011/12


A FRONTEIRA SALGADA

O Homem e o Mar na história do Norte de Portugal

III Ciclo de Estudos

Academia Sénior do Centro de Estudos Regionais

Janeiro/Junho 2012

  • 19 de Janeiro (17.30 h) Apresentação pública do Ciclo de Estudos. José Carlos Loureiro (coordenador do ciclo). 
  • 26 de Janeiro (17.30h) Conferência. Horácio Faria - O Litoral Minhoto e suas Gentes.
  • 9 de Fevereiro (17.30 h) Conferência. Fina d’Armada - As Mulheres e o Mar em Viana do Castelo no Tempo de Fagundes. 
  • 16 de Fevereiro (17.30 h) Conferência. Gonçalo Fagundes Meira - A construção naval em Viana do Castelo.
  • 8 de Março (17.30 h) Conferência. Manuel Fernandes Moreira - Os Vianenses e a exploração do império português do Oriente (séc. XVI e XVII).
  • 22 de Março (17.30 h) Conferência. Sara Pinto Gomes - Os homens do mar de Caminha no séc. XVI. A pluriactividade nas comunidades marítimas. 
  • 12 de Abril (17.30 h) Conferência. César Maciel - Viana do Castelo, uma porta no Atlântico para Santiago de Compostela.
  • 19 de Abril (17.30 h) Conferência. Frederico Dias - Alargar Portugal: o Projecto de Extensão da Plataforma Continental.
  • 3 de Maio (17.30 h) Conferência. Aurora Rego - O nascimento de uma população marítima. O caso de Vila Praia de Âncora.
  • 17 de Maio (17.30 h) Conferência. Oliveira Martins - Os Pilotos e o desenvolvimento do porto de Viana.
  • 14 de Junho (17.30 h) Painel de convidados.  Histórias de homens, histórias do mar.  
  • 21 de Junho (17.30 h) Recital de poesia. Oficina de Leitura da Academia Sénior do Centro de Estudos Regionais. 

Visitas

Estão previstas visitas de estudo guiadas a locais de interesse. A participação nas visitas implica a inscrição prévia e o pagamento em moldes a anunciar. Têm prioridade os participantes regulares nas actividades do ciclo de estudos.  

Actividades paralelas

Exposição regular de objectos e documentos relacionados com o Mar e a região na livraria do Centro de Estudos Regionais.   

Conferencistas: Aurora Rego é doutoranda em Demografia Histórica, membro do MEMIMAR (Patrimónios e Culturas Marítimas) e do CITCEM - Memória, Património e Construção de Identidades. César Maciel é licenciado em Teologia pela UCP e preside a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo. Fina d’Armada é licenciada em História e mestre em “Estudos sobre as Mulheres”. Autora de diversos títulos, recebeu o prémio Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos, em 2005. Frederico Dias  é Doutor em Física pela UL e Assessor Científico da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar. Gonçalo Fagundes Meira desempenhou diversas funções nos ENVC, dirigiu o GDCTENVC, coordenou o projecto editorial daquela colectividade e a revista Roda do Leme. Horácio Faria é licenciado em Engenharia do Ambiente pela UA, mestrando em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território e exerce funções na CMVC. Manuel Fernandes Moreira é licenciado em História pela FLUP, “Cidadão de Mérito” e autor de diversas publicações sobre a cidade de Viana na época Moderna. Manuel Oliveira Martins ingressou na carreira de Oficial da Marinha Mercante, tendo exercido a função de Piloto da Barra de Viana do Castelo durante duas décadas, é autor do livro Pilotos da Barra de Viana do Castelo. 100 anos de História. Sara Pinto é licenciada em História pela FLUP, mestre em Estudos Locais e Regionais, doutoranda em História e investigadora do CITCEM.    

Local: Biblioteca Municipal de Viana do Castelo