Academia Sénior‎ > ‎

2018/19

A Academia Sénior é um projeto do Centro de Estudos Regionais que, de acordo com o ponto 2, do art.º 3º dos seus Estatutos, não tem fins lucrativos e colabora no cumprimento do objetivo principal da associação: “o estudo, a investigação, a defesa e a divulgação dos valores históricos, artísticos, antropológico-culturais, socioeconómicos, científicos e paisagísticos do Minho”.

Aberta à comunidade e promotora da formação ao longo da vida e de uma cidadania ativa, a Academia Sénior/CER apresenta uma oferta formativa diversificada, com horários flexíveis e orientada por equipas habilitadas. Direcionada para os maiores de 50 anos, a Academia Sénior/CER promove momentos de aprendizagem não-formal, que complementa com visitas de estudo, viagens e convívios, fomentando o encontro de gerações distintas, com formações académicas e perfis sociais e económicos diversos.

A Academia Sénior do Centro de Estudos Regionais é membro da RUTIS - Rede de Universidades da Terceira Idade e membro da Rede de Excelência das Universidades e Academias Seniores (2015-2016). 
As academias e universidades seniores representam de acordo com o relatório “Estado da Educação 2017”, do Conselho Nacional de Educação, “uma dinâmica de mobilização de população adulta para novas situações de desenvolvimento ou aquisição de conhecimentos muito significativa”. Segundo o mesmo relatório, “os resultados da ação das Universidades e Academias Sénior são inquestionáveis quanto ao bem-estar que propiciam, quer no reforço das perspetivas de inserção e participação social, quer na melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas que as frequentam”.

No presente ano estão ativas as seguintes áreas: Ateliê de Pintura, Oficina de Bordados, Clube de Fotografia, Canto Coral, Formação Musical, Técnica Vocal, Língua Inglesa, Língua Alemã, Clube de Leitura, Música, Informática, Teatro e Dança. Como tem sido habitual, decorrerão atividades no âmbito da “Partilha de Saberes” e o Ciclo de Estudos “Gastronomia e Cultura”, entre janeiro e junho de 2019.