Tertúlias

Tertúlia "Cultura no Alto Minho. Anos 70-2008"


No dia 2 de Outubro de 2008, o Centro de Estudos Regionais levou a efeito, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, uma tertúlia, centrada nas reflexões produzidas pelos comunicantes, sobre a “Cultura no Alto Minho”, entre os anos 70 e a actualidade. Estiveram presente a Directora do Centro Cultural de Paredes de Coura, Dr.ª Joana Rodrigues, o Director da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, Dr. Nuno Soares, o antigo presidente do CER e da Câmara Municipal, Dr. Branco de Morais, o economista (moderador do debate) Dr. José Escaleira e o artista plástico, Rui Pinto.

Numa sala repleta de agentes e actores culturais, os comunicantes transmitiram alguma da sua experiência realizando um balanço da produção e programação cultural no Alto Minho, nas últimas décadas. De forma sólida e fluente, os membros da mesa projectaram algumas ideias sobre a vida cultural, reforçando a urgência de estabelecer redes entre os diferentes promotores institucionais e agentes. A participação dos assistentes enriqueceu o debate e suscitou o desejo de repetir sessões idênticas.

Aspectos da sessão (a partir de fotografias de Gualberto Boa-Morte).
Em cima: Dr.ª Joana Rodrigues e Dr. Nuno Soares, ouvindo as intervenções dos restantes participantes.
Participação no debate do Engº José Maria (CMVC) e do Prof. António Gonçalves. Em baixo: aspecto da assistência e da mesa da tertúlia.


Reportagem publicada no jornal “A Aurora do Lima”, de 5 de Novembro de 2008.