Corrupção e os Portugueses

 Corrupção e os Portugueses. Atitudes, práticas e valores

de Luís de Sousa e João Triães





No dia 20 de Dezembro 2008, o Centro de Estudos Regionais e a Delegação em Viana do Castelo da Ordem dos Advogados, apresentaram o livro “Corrupção e os Portugueses. Atitudes, práticas e valores”, de Luís de Sousa e João Triães, com prefácio de Maria José Morgado. Trata-se de uma edição RCP Edições, de 2008, que conta com a colaboração de autores convidados, nomeadamente, António Dores, Carlos Jallali e José Magone. Luis de Sousa é politólogo e investigador do ISCTE, doutorado em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu de Florença. Por sua vez, João Triães, é um vianense, licenciado em Sociologia e Pós-graduado em Economia e Políticas Públicas pelo ISCTE.

O livro, fruto de um trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do projecto “Corrupção e Ética em Democracia: o Caso de Portugal”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com participação do FEDER, revela-nos o que pensam os cidadãos sobre a corrupção, incluindo uma reflexão sobre o papel dos media no combate a este fenómeno actual.
Na Sala Couto Viana, da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, perante uma assembleia interessada por esta questão, a Drª Fátima Pimenta, deputada da Assembleia da República, apresentou os autores e a obra, suscitando e moderando o debate. 


Viana e a Pesca do Bacalhau