Divagando com as Casas







No Dia Mundial do Livro do ano de 2010 (comemorado a 23 de Abril, desde 1996 e por decisão da UNESCO), o Centro de Estudos Regionais apresentou o seu novo projecto editorial e trouxe a lume mais uma publicação.

Aproveitando aquela data comemorativa e simbólica para a literatura e para o livro em geral, cujas origens parecem remontar à tradição catalã dos cavaleiros oferecerem, neste dia, às suas damas uma rosa, a rosa de São Jorge, e receberem em troca um livro, o Centro de Estudos Regionais realizou uma sessão no Auditório do Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo, pelas 16 horas, onde deu a conhecer o seu novo projecto editorial e apresentou ao público o livro “Divagando com as Casas. Fotos e Factos”, de Sara Maria Tiago. 

Neste dia emblemático, pois coincide com a data em que terão falecidos dois nomes incontornáveis da literatura mundial - Cervantes e Shakespeare -, o designer Rui Carvalho, responsável pela nova identidade gráfica das publicações do Centro de Estudos Regionais, esclareceu os presentes sobre as principais linhas do projecto, discernindo as diferentes colecções, as suas características cromáticas e tipográficas.

No mesmo evento, foi apresentado o livro Divagando com as Casas. Fotos e Factos, de Sara Maria Tiago. Trata-se de um livro onde a autora, num itinerário marcadamente pessoal, vagueia entre as ruínas e as memórias de uma casa da cidade, lugar seguro e sagrado que o tempo cuidou destruir. Este livro é o terceiro lançamento do CER (todos realizados em 2010) respeitando a nova linha editorial. A sessão contou ainda com um interlúdio musical executado por Ruben Esteves, um jovem leitor de poesia e amigo da autora.

Sara Maria Tiago é uma vianense, nascida em 1933, que publicou um estudo sobre o Orfanato e Oficinas de S. José, de Viana do Castelo, e vários livros de poesia, contos e romance. Destacamos No limiar da 4ª Geração (1996), Fui Professora do Ensino Primário (1998), Tempo Nu (1998), Contos dispersos (1999) e Vagueando no tempo (1999). Em 2009, foi editado Tons do Crepúsculo, pelo Atelier de Produção. 

Actualizado em 08.10.2011