Enquanto a Amanhã não Foge

"Enquanto a manhã não foge" de César Maciel





No dia 28 de Junho de 2008, pelas 16 horas, na Quinta ‘Solar de Merufe’, sita na freguesia de Geraz do Lima – Santa Maria, o Centro de Estudos Regionais (CER) lançou, numa sessão pública, "Enquanto a manhã não foge", livro de poesia de César Maciel. Na animada sessão de apresentação marcaram presença diversas individualidades locais e regionais, nomeadamente vários presidentes de Junta de Freguesia e membros da Igreja diocesana.

"Enquanto a manhã não foge" é o trabalho pioneiro de César Maciel, um jovem poeta, natural de Geraz do Lima – Santa Maria, e diácono na Diocese de Viana do Castelo. Prefaciado pelo Prof. Dr. Amadeu Torres (Castro Gil), o livro reúne mais de oitenta poesias, em quase duas centenas de páginas, entremeadas por um conjunto de desenhos de Christopher Sousa, a quem se deve igualmente a representação figurativa da capa.

A estrutura tripartida da obra revela o centro de uma poesia que deambula entre o interior e o exterior do sujeito, num confronto que denuncia a superficialidade do mundo e as capacidades redentoras do Homem. Como denota Amadeu Torres trata-se de um momento de afirmação e coragem do autor, ao qual corresponderam a editora e a Junta de Freguesia de Geraz do Lima – Santa Maria.

“Enquanto a manhã não foge” vem enriquecer o vasto percurso editorial do Centro de Estudos Regionais, num ano particularmente significativo, uma vez que se comemora o trigésimo aniversário da criação desta associação cultural e Viana do Castelo comemora a sua fundação e elevação a cidade. A presente edição vem, ainda, revelar a atenção do Centro de Estudos Regionais às novas “madrugadas” literárias e culturais, que espera enriquecidas em profícuas jornadas.