Episódios da Vida Real

Apresentação do livro “Episódios da vida real”, de Porfírio Miranda

O Centro de Estudos Regionais promoveu o lançamento do livro "Episódios da vida real", de Porfírio Miranda, no passado dia 14 de Julho, às 18 horas, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. O livro, integrado na colecção “Seiva” das edições do Centro de Estudos Regionais, foi apresentado por Bernardo Barbosa, Director do jornal "A Aurora do Lima". O evento integra a programação da Feira do Livro de Viana do Castelo.

Porfírio Fernandes Miranda nasceu em Barroselas, a 3 de Março de 1917. Colaborou, desde 1937, em diversos jornais da região, publicando contos e poesia. Foi co-fundador do Agrupamento dos Escuteiros nº 101 e da Associação Columbófila, que presidiu. Elaborou diversos trabalhos de desenho artístico e topográfico. Frequentou o ateliê de Bernardo Espregueira e o curso de História d’Arte da Sociedade Nacional das Belas Artes, ministrado por Armando de Lucena. Exerceu funções em diversos serviços públicos e foi chefe de escritório e gestor numa empresa comercial sedeada em Lisboa, cidade onde viveu durante vários anos. Manteve uma colaboração assídua com jornais e revistas de Lisboa, Porto e Viana do Castelo, destacando-se no "A Aurora do Lima". Reside, desde 2005, no Lar da Nª Srª da Caridade, em Viana do Castelo, onde continua a escrever, não obstante as dificuldades de visão.

"Episódios da vida real" é um livro de contos de Porfírio Miranda, publicado pelo Centro de Estudos Regionais e integrado na colecção Seiva. De pendor autobiográfico, os contos reunidos nesta edição cruzam o ficcional com o verídico. O autor tece histórias com enredos simples e irónicos, revelando particular interesse no trocadilho. As suas narrativas são vivas e sustentam-se em referências a um quotidiano e um modo de existir que o tempo se encarregou de delir.