Origens da Paróquia do Sr do Soccorro

Centro de Estudos Regionais lança o livro

"ORIGENS DA PARÓQUIA DO SENHOR DO SOCORRO - 1969-2009"





O Centro de Estudos Regionais (CER) apresentou ao público, no dia 7 de Fevereiro de 2009, mais uma publicação. Trata-se da obra Origens da Paróquia do Senhor do Socorro, 1969-2009, da autoria de Manuel Inácio Fernandes da Rocha. O lançamento, integrado nas comemorações do 30.º aniversário da Associação, decorreu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Entre os presentes, que encheram a sala, contavam-se diversas individualidades e representantes de entidades públicas e religiosas, nomeadamente, o Bispo da Diocese de Viana do Castelo. Na mesa tomaram lugar os representantes do Governo Civil, Câmara Municipal, Centro de Estudos Regionais, o apresentador da obra, Manuel António Fernandes Moreira, e o seu autor, Manuel Inácio Rocha. 

 
 
A apresentação esteve a cargo do ilustre Historiador Manuel António Fernandes Moreira. Autor de dezenas de publicações, entre as quais se destacam Os  Vianenses e a Construção do Novo Mundo (2008), O Barroco do Alto Minho (2006), Raízes Históricas da Diocese de Viana do Castelo (1999) e O Município e os Forais de Viana do Castelo (1986). Manuel António Fernandes Moreira integrou as origens daquela paróquia no contexto da época, lembrando as decisões do Concílio Vaticano II, os movimentos de renovação eclasiástica e os problemas sociais que caracterizavam aquela zona dos arrabaldes da cidade. Realizando um interessante percurso na história da cidade, lembrou a personalidade do autor e o seu trabalho na criação desta paróquia, elogiando-as.       
 A nova publicação do CER constitui um exaustivo e científico trabalho de investigação e registo histórico da Paróquia de Senhor do Socorro, fundada em 2 de Fevereiro de 1969, ou seja, há precisamente 40 anos. A obra é prefaciada pelo Historiador Henrique Rodrigues, Investigador do Centro de Estudos da População e Sociedade da Universidade do Porto, docente da Escola Superior de Educação e autor de mais de duas dezenas de publicações.  
 

O autor do livro, Manuel Inácio da Rocha, é natural da freguesia de Deão, concelho de Viana do Castelo, tendo concluído, com distinção, o Curso Teológico do Seminário Conciliar de Braga, em 1965. No início da década de 70, frequentou a Universidade de Coimbra onde foi aprovado nas cadeiras de História de Portugal, Linguística Portuguesa I e Geografia de Portugal. Em 1973/74 frequentou, na Universidade do Porto, o Curso de Ciências Pedagógicas onde também se licenciou em História, em 1978. Leccionou as disciplinas de Religião e Moral, Português, Estudos Sociais, Antropologia Cultural, História da Arte, ITI e História a vários níveis, sendo actualmente professor aposentado da Escola Secundária de Monserrate. Em Junho de 1995, concluiu, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Mestrado em História Moderna, defendendo a dissertação O Real Colégio das Chagas do Convento das Ursulinas – Instrução de Meninas em Viana, 1778/1884. Iniciou a sua actividade literária ainda como estudante no Cenáculo, Revista dos Alunos e Professores do Seminário Conciliar, actual Faculdade de Teologia de Braga, distribuindo a sua colaboração por várias revistas, nomeadamente Estudos Regionais, Farol, Cadernos Vianenses, Barcelos Revista, entre outras. Tem-se dedicado à investigação histórica de âmbito regional tendo publicados, entre outros, os seguintes títulos: Nossa Senhora do Norte nos Caminhos de Santiago (Viana do Castelo, 1988), Cem Anos ao Serviço da Educação - 1.º Centenário da Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo, 1991), O Alto Minho e as Peregrinações a Santiago de Compostela (Viana do Castelo, 1994), O Real Colégio das Chagas do Convento das Ursulinas – Instrução de Meninas em Viana (1778/1884) (Viana do Castelo, 1996), O Lar de Santa Teresa (Viana do Castelo, 2002), Viana do Castelo Cidade Jacobeia, colaboração com El Camino Portugés de La Costa, Asociación Amigos de los Pazos (Vigo, 2002), Domingos José de Moraes (Viana do Castelo, 2004) e Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo - 25 Anos (Viana do Castelo, 2006). Manuel Inácio Rocha foi o primeiro pároco da Paróquia de Senhor do Socorro e o principal impulsionador da construção da igreja daquela comunidade religiosa. Actualmente preside à Direcção da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo. Na sua intervenção prestou homenagem a várias personalidades que contribuíram para a afirmação daquela Paróquia e recordou vários momentos da sua vida enquanto pastor daquela comunidade.

 
 
Na tarde do mesmo dia, o livro foi apresentado no Centro de Dia da Paróquia do Senhor do Socorro. Compondo a mesa, presidida pelo Padre José Manuel Torres Lima, encontravam-se o autor, o apresentador da publicação, desta feita a cargo do Dr. José Lima, e a Dr.ª Lourdes Dias, em representação do Centro de Estudos Regionais.