Pilotos da Barra de Viana do Castelo

Apresentação Pública do livro "Pilotos da Barra de Viana do Castelo - 100 Anos de História (1858-1958)", de Manuel de Oliveira Martins




O Centro de Estudos Regionais apresentou, no passado dia 10 de Abril de 2010, o livro intitulado Pilotos da Barra de Viana do Castelo – 100 Anos de História (1858-1958), de Manuel de Oliveira Martins. 

O lançamento da publicação teve lugar na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, que ficou literalmente repleta com a numerosa presença de amigos do autor, sócios do CER, patrocinadores e entidades locais. A apresentação esteve a cargo de José Carlos de Magalhães Loureiro.

Manuel de Oliveira Martins nasceu em Vale de Cambra e, desde muito novo, é um apaixonado pelo mar, motivo pelo qual decidiu seguir a carreira de Oficial da Marinha Mercante. Tendo exercido durante quase 20 anos a função de Piloto da Barra de Viana do Castelo, o autor contribui, através desta publicação, para a divulgação da vida portuária e, particularmente para o conhecimento daquela profissão. Nas duzentas páginas deste livro registam-se, pela escrita e imagem, algumas das memórias e das histórias vividas por estes homens do mar, ente meados do século XIX e meados do século XX.


Aspecto da mesa presidida pela Dr.ª Maria José Guerreiro, Vereadora da Educação
e Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo. 
 
O autor e o prefaciador do livro “Pilotos da Barra de Viana do Castelo” na sessão de lançamento. 
   
 

O autor, Manuel de Oliveira Martins, durante a sessão de autógrafos.

Última actualização 08.10.2012