Retábulos na Diocese de Viana do Castelo












Corrupção e os Portugueses

O Centro de Estudos Regionais e a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo promoveu, no próximo dia 6 de agosto, o lançamento do livro “Retábulos na Diocese de Viana do Castelo”, de Francisco Lameira e Paulo Ladeira. A sessão teve lugar na Igreja da Santa Casa de Misericórdia de Viana do Castelo, às 21.30 horas, estando a apresentação a cargo da doutora Paula Cardona.

O livro, composto por cerca de 150 páginas e profusamente ilustrado, é uma edição do Centro de Estudos Regionais e integra a coleção Promontoria Monográfica História da Arte, que tem sido publicada sob a égide do Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve. A edição apresenta um conjunto diversificado de retábulos da Diocese de Viana do Castelo, analisando-os quanto à encomenda, usos e funções, iconografia, técnicas e materiais, modelos compositivos, oficinas e artistas. Os cinquenta exemplares escolhidos pelos autores são apresentados num catálogo ilustrado com fotografias a cores, acompanhados de uma nota crítica e referências bibliográficas.  

Francisco Lameira é licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em História da Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Doutorado em História da Arte, pela Universidade do Algarve. Foi membro consultor da Delegação Regional do Algarve da Secretaria do Estado da Cultura, no domínio das Artes Decorativas do Património Religioso Algarvio; membro do Secretariado de Liturgia, Música e Arte Sacra da Diocese do Algarve e membro do GTL – Gabinete Técnico Local da autarquia de Faro. Publicou uma vasta obra e participou em diversos encontros científicos. 
Paulo Ladeira é licenciado em Artes Plásticas - Pintura, pelo ISAD/Universidade da Madeira, e Mestre em História e Cultura das Regiões, variante de História da Arte, com a tese intitulada “A Talha e a Pintura Rococó na Madeira”. Desenvolve atividade de formação em Artes Visuais e Fotografia. Artista Plástico, com obra na área da pintura, escultura, desenho e fotografia, realizou diversas exposições individuais e participou em dezenas de exposições coletivas. Tem diversos artigos e livros publicados.

O livro foi apresentado por Paula Cristina Machado Cardona, doutora em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pós doutorada em Arte e Património Cultural (Fundação de Ciência e Tecnologia/Universidade do Porto). Paula Cardona desenvolveu atividade como investigadora no Centro de Estudos da População Economia e Sociedade, estando atualmente associada ao CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Técnica superior da Câmara Municipal do Porto, foi Coordenadora Adjunta do Grupo de Investigação Arte e Património do Norte de Portugal do Centro de Estudos da População Economia e Sociedade da Universidade do Porto, entre 2009 e 2013. Publicou vários livros e artigos, que constam em atas de encontros científicos. Apresentou diversas comunicações em seminários, congressos e conferências nacionais e internacionais.













Lançamentos Editoriais