Normas

Normas para os colaboradores

Estudos Regionais é uma revista de cultura, editada pelo Centro de Estudos Regionais, e o seu âmbito científico enquadra-se no domínio das Ciências Sociais e Humanas. Aceita propostas de trabalho sobre a forma de artigo, nota de investigação, crónica, recensão, leitura, bibliografia e testemunhos. É direcionada para investigadores de várias áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas, estudantes e público em geral.
  • 1. Para cada número da Revista haverá um sistema de apelo de publicação através de circular, devendo os autores enviar uma proposta com um resumo até 15 linhas (150 palavras), que inclua: objeto de estudo, enfoque teórico, referência às fontes ou sustentação empírica e 3 a 4 palavras-chave. Os resumos serão avaliados pela Coordenação Científica e Equipa Redatorial/Conselho Editorial.
  • 2. As propostas de resumos deverão ser enviadas até ao dia 31 de Julho e o texto integral até ao dia 31 de Setembro para o endereço eletrónico da Revista Estudos Regionais (estudosregionais@sapo.pt). Os originais propostos serão examinados pela Coordenação Científica e Equipa Redatorial/Conselho Editorial que, os submeterá ao parecer de dois especialistas da área (referees). Os autores serão oportunamente informados acerca da decisão da Equipa Redatorial/Conselho Editorial em publicar ou não o respetivo texto, ou ainda da conveniência de o alterarem ou reformularem de acordo com as indicações dadas pelos especialistas, que serão então comunicadas ao autor. Após essa comunicação o(s) autor(es) terão um prazo de 30 dias para reformular o texto que será novamente avaliado pelo Conselho Editorial e pelos especialistas. O processo é anónimo.
  • 3. Os artigos enviados devem: 
    • a) ter uma extensão máxima de 50 000 caracteres com espaço incluídos (até 25 páginas), fonte em Times New Roman e espaçamento 1,5. As recensões e leituras críticas não deverão ultrapassar as 5 páginas.
    • b) ser escritos em português, podendo, excecionalmente, aceitar-se textos redigidos em galego e castelhano;
    • c) vir acompanhados por um resumo de 15 linhas (150 palavras), em Português e em Inglês, com 3 a 4 palavras-chave nas duas línguas, juntamente com uma pequena nota biográfica sobre o autor (até 10 linhas);
    • d) ser entregues via email (estudosregionais@sapo.pt) em formato digital, processados em Word, de acordo com a formatação solicitada (consultar: www.cer.pt);
    • e) incluir uma página com a identificação do título do artigo, do nome do autor, da direção postal e eletrónica, e do telefone;
    • f ) ser redigidos de acordo com o novo acordo ortográfico, ficando ao critério do autor a sua adoção até 2014;
    • g) ser acompanhados separadamente das tabelas e figuras, devidamente numeradas e legendadas, indicando-se no texto o espaço correspondente à sua inserção (exemplo: Inserir tabela 1) quando existentes;
    • h) ser acompanhados dos seguintes documentos:
    • a) declaração assinada pelos autores em que indicam: i) que os textos são originais e inéditos; ii) não existam conflitos de interesse; iii) que o texto não tenha sido submetido a outra revista ou tenha sido já editado anteriormente; b) declaração de transferência dos direitos de autor para a revista Estudos Regionais (ISSN 0871-3332).
  • 4. O autor terá acesso às primeiras provas tipográficas para correção. Não são permitidas alterações significativas à estrutura e dimensão do texto.
  • 5. As citações e referências bibliográficas devem orientar-se pelo sistema APA Style (http://www.partyle.org) nos artigos, nas notas de investigação e nas secções de crónicas, recensões e bibliografia, admitindo-se a adoção da Norma Portuguesa 405-1, de 1994, em casos pontuais e atendendo ao tipo de investigação, estudos ou área de especialidade. A responsabilidade do aparato crítico é dos respetivos autores.
  • 6. A Revista poderá incluir um espaço para leituras das obras recebidas se o autor oferecer 2 exemplares (1 para o CER e outro para o leitor).
  • 7. Aos autores dos artigos e notas de investigação serão disponibilizados três exemplares da revista. Os autores de crónicas, testemunhos, recensões e leituras terão direito a dois exemplares da revista.
  • 8. Os autores dos artigos publicados conferem à revista Estudos Regionais e à Direção do Centro de Estudos Regionais o direito de publicar na página de internet do CER os resumos, os textos e a respetiva nota biográfica.
[texto inserido em 04.05.2013]