RER 10 (II série) 2016




RER 9 (II série) 2015

No 23 de julho de 2016, o Centro de Estudos Regionais apresentou o décimo número, da segunda série, da Revista Estudos Regionais. O lançamento público decorreu na Sala Couto Viana, da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. A apresentação esteve a cargo do Tenente-Coronel do Exército Abílio Pires Lousada. 

A revista Estudos Regionais é uma publicação de periodicidade anual, editada pelo Centro de Estudos Regionais, que conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. A edição dedica parte das suas páginas à participação dos alto-minhotos na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). 

A publicação, dirigida por José Carlos Loureiro e coordenada cientificamente pela Profª Doutora Glória Solé, reúne estudos, artigos, notas de investigação e recensões da autoria de Amândio Jorge Barros, António Matos Reis, Carlos Branco de Morais, Ernesto do Paço, Glória Solé, Henrique Rodrigues, Horácio Faria, José Carlos Loureiro, Paula Dias, Pedro Pereira e Sérgio Veludo Coelho. 

O design da revista é da responsabilidade de Rui Carvalho. A publicação recebeu o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste e do Banco Popular. 

Abílio Pires Lousada, que apresentou a publicação, é historiador militar, licenciado em Ciências Militares (Academia Militar), Mestre em Estratégia (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) e pós-graduado em História Militar (Universidade Lusíada de Lisboa). Possui os cursos de Estado-Maior Conjunto (Instituto de Altos Estudos Militares) e de Estado-Maior (Instituto de Estudos Superiores Militares). Foi professor de História Militar na Escola Superior Politécnica do Exército, no Instituto de Estudos Superiores Militares e na Escola Superior de Guerra de Luanda. Foi agraciado com o 1.º Prémio Literário Defesa Nacional, em 2007. 

A sessão de apresentação integrou a programação da Feira do Livro de Viana do Castelo.




Revista Estudos Regionais