Em Fevereiro de 2008, na Sala D. Maria do Castelo de Santiago da Barra, teve lugar a apresentação do número dois, da segunda série, da revista Estudos Regionais, publicação dedicada à Mulher do Alto Minho. Compunham a mesa, presidida pelo Dr. Armando Paulo Borlido, Presidente da Junta Directiva do CER, a Drª Flora Silva, em representação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Drª Fátima Pimenta, Presidente da Assembleia Geral do CER, o Dr. Francisco Sampaio, Presidente da Região de Turismo do Alto Minho e a Profª Drª Zília Osório de Castro, professora catedrática, responsável pelo Dicionário do Vintismo e do Primeiro Cartismo e pelo Dicionário no feminino, dois trabalhos de investigação notáveis. A assistência, onde pontificavam muitos dos autores de artigos publicados e sócios do CER, encheu a agradável sala D. Maria (a escolha não podia ser mais apropriada atendendo ao objecto central da revista). A Profª. Drª. Zília Osório de Castro, com a autoridade de quem trabalha sobre este tema há longos anos, realizou uma minuciosa apresentação da revista, ressaltando o seu “pioneirismo”, o cuidado revelado no cumprimento de todos os aspectos formais, a qualidade do grafismo e, acima de tudo, dos artigos publicados. Ao longo da sua intervenção analisou os estudos publicados, apresentando sugestões de trabalho e palavras de incentivo à sua continuidade. Felicitando o Centro de Estudos Regionais pela iniciativa, lançou o repto de a associação criar um núcleo de investigação nesta área temática.
Zília Osório de Castro durante a apresentação do nº 2 (II série) da Revista Estudos Regionais. Zília Osório de Castro é licenciada em História pela Universidade de Coimbra, doutorada em Filosofia e Cultura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa e professora catedrática de História das Ideias na Universidade Nova de Lisboa. Percursora dos estudos de género, criou um grupo de investigação e uma revista — Faces da Eva. Estudos sobre a Mulher.
Índice
Nota de Abertura
Armando Paulo Borlido / Henrique Rodrigues
ESTUDOS E ENSAIOS
Teresa Ferreira Rodrigues e Filipa Silva de Castro Henriques
Do presente ao futuro. O envelhecimento feminino no Alto Minho
Ofélia Castelao
Las « mujeres solas» del Noroeste peninsular: trayectorias femininas en un territorio de emigración 1700-1860
Teodoro da Fonte
Mulheres, economia doméstica e assistência à infância abandonada. As amas dos expostos das Rodas e Hospícios do Alto Minho
Manuela Cachadinha
A Mulher na Medicina Popular e na Cultura do Noroeste de Portugal
Glória Solé
Contextos sócio-económicos da ilegitimidade na freguesia da Meadela (1593-1850)
Henrique Rodrigues
Emigração feminina oitocentista documentada em Viana do Castelo
Emília lagido
O casamento consanguíneo como estratégia matrimonial no Alto Minho no século XIX. Uma análise comparativa
Fina D´Armada
Mulheres de Riba de Âncora na febre do estanho e volfrâmio
Horácio Faria
As Sargaceiras de Afife
Manuel Inácio Rocha
Alfabetização da mulher em Viana do séc. XIX
Esmeraldina Veloso
Uma Universidade da Terceira Idade no Minho: a frequência das mulheres
Célia Taborda
O papel das mulheres minhotas nas revoltas populares da primeira metade do século XIX