RER 3 (II série) 2009





Apresentação Pública


No dia 28 de Março de 2009, pelas 11 horas, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, foi apresentado o número 3 da Revista Estudos Regionais. Trata-se de um número temático, dedicado a Viana do Castelo e comemorativo dos 750 anos da outorga de foral, com 520 páginas resultantes da colaboração de uma vintena de autores de reconhecido mérito literário e científico.  
A apresentação esteve a cargo do Doutor Luís Miguel Duarte, Professor Catedrático de História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, natural de Viana do Castelo, como fez questão de frisar.  
Partindo da sua história de vida e da sua relação com a cidade de Viana do Castelo, o Doutor Luís Miguel Duarte considerou que este número da Revista de Estudos Regionais constitui um importante contributo para a história local e nacional.
Mantendo um discurso marcado pela afectividade, o apresentador analisou os artigos, revelando os seus aspectos inovadores e acentuando os traços característicos das diferentes abordagens assumidas pelos autores. Destacou a publicação de um trabalho inédito do Professor Doutor Aurélio de Oliveira, guardado nas gavetas há mais de trinta anos e que mantém significativa actualidade. Expressou regozijo por ver publicados documentos e fontes inéditas, numa manifestação de generosidade (ainda) pouco comum no meio académico. Qualificou de digna a presença da memória de homens e mulheres que trabalharam com e pelo Centro de Estudos Regionais.     
Como habitualmente, o Professor Doutor Luís Miguel Duarte cativou a numerosa assistência com o seu discurso fluente, conquistando a simpatia da audiência pelas referências à vida da cidade há algumas décadas, aquela que marcou a sua infância e adolescência.
O ilustre apresentador deixou palavras de apreço e incentivo aos responsáveis pela direcção e coordenação científica da revista,  acentuando a ousadia de publicar um número com aquela dimensão e qualidade.
 
 
Professor Catedrático, Luís Miguel Duarte tem desenvolvido trabalhos no âmbito da história do Porto, história urbana e na história militar, da justiça e criminalidade. Publicou, entre outros, trabalhos sobre justiça e criminalidade no Portugal Medievo, uma biografia de D. Duarte (publicada pelo Círculo de Leitores) e colaborou na Nova História Militar de Portugal (edição do Círculo de Leitores). É colaborador regular na imprensa.



 
Aspectos da assistência. 

Sobre a Revista

Director: Armando Borlido

Coordenador Cientifico: Henrique Rodrigues

Colaboram neste número: António Martins da Costa Viana, António Manuel Couto Viana, António Matos Reis, Armando Borlido, Arnaldo Ribeiro, Aurélio de Oliveira, Carlos Branco Morais, César Maciel, Fina D`Armada, Henrique Rodrigues, Horácio Faria, José António Oliveira, José Carlos de Magalhães Loureiro, Maria Alegria Marques, Maria Amélia Paiva, Margarida Durães, Norberta Amorim, Inácio Rocha, Sandra Cunha, Sónia Silva,Teodoro Fernandes Fonte.

Patrocínios e apoios:                    


Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste



Adriparte SGPS


Delegação Regional da Cultura do Norte


Câmara Municipal de Viana do Castelo

Governo Civil de Viana do Castelo