RER 6 (II série) 2012


















Apresentação pública da revista Estudos Regionais (nº 6, 2012)


O Centro de Estudos Regionais apresentou no passado dia 4 de abril o sexto volume (da segunda série) da revista Estudos Regionais. O evento teve lugar na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. 

A apresentação do presente número esteve a cargo da Professora Doutora Maria Marta Lobo de Araújo, professora Associada com Agregação do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), pólo da Universidade do Minho.

A abertura esteve a cargo do Presidente do Centro de Regionais e Diretor da revista Estudos Regionais, Doutor José Carlos Loureiro, que começou por saudar os membros da Mesa, agradecendo à Professora Doutora Marta Lobo por ter aceite o convite para apresentar o 6.º volume da revista Estudos Regionais, à Coordenadora da revista, Professora Doutora Glória Sole, e ao Vice-Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Engenheiro Victor Lemos. O Presidente do CER procedeu a uma breve alocução sobre o Centro de Estudos Regionais, referindo-se os seus objetivos e à relevância da revista Estudos Regionais no contexto da atividade da associação e do panorama editorial. A associação perfaz, em Abril, 34 anos de existência e a revista, 31 anos de edição. Finalizou o seu discurso agradecendo a todos os que colaboraram neste número da revista Estudos Regionais, volume de carácter generalista que sucede a vários números consecutivos temáticos, assim como a toda a assistência, que encheu a Sala Couto Viana, estando presentes os autores dos artigos, sócios do CER, membros da Academia Sénior, investigadores e público em geral.






A Coordenadora da revista Estudos Regionais, Glória Solé reiterou os agradecimentos aos autores e colaboradores que participaram nesta revista, realçando que este projeto resultou de um trabalho de equipa realizado ao longo de um ano, cuja viabilidade dependeu do apoio dos patrocinadores. Proferiu breves palavras de apresentação da Professora Doutora Marta Lobo.

A professora e investigadora Marta Lobo começou por realçar a elevada qualidade da revista, quer pela qualidade científica dos artigos que a integram, quer pela sua composição e estrutura, considerando-a por isso uma revista de excelência. Realçou ainda tratar-se de uma revista com arbitragem científica, o que reforça a sua credibilidade e excelência. Após uma exaustiva análise do teor da revista, a professora Marta Lobo terminou a sua apresentação lançando um repto aos investigadores locais: para se aventurarem na pesquisa de arquivos particulares (pessoais e familiares), para além dos municipais, distritais e nacionais, pois existe um enorme potencial de fontes por explorar que contribuirão para preservar as memórias e a identidade das gentes locais.

A sessão encerrou com as palavras de estímulo à actividade do Centro de Estudos Regionais proferidas pelo representante da edilidade.  

                      

Revista Estudos Regionais

A revista Estudos Regionais é uma publicação de periodicidade anual, editada pelo Centro de Estudos Regionais, que conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas disciplinares de reconhecido mérito. A edição número 6, da segunda série, com aproximadamente 300 páginas, apresenta estudos, artigos e recensões da autoria de Alexandra Esteves, António Magalhães, António Martins Costa Viana, António Matos Reis, Carlos Branco de Morais, Fina d’Armada, Glória Solé, Henrique Rodrigues, Horácio Faria, Hugo Silveira Pereira, José Marques, Margarida Durães e Maria Amélia Paiva. O volume a apresentar foi dirigido por José Carlos Loureiro, estando a coordenação científica a cargo de Glória Solé. Compuseram a equipa redatorial António Cardoso, António Matos Reis, Armando Borlido, Carlos Branco de Morais, Esmeraldina Veloso, Henrique Rodrigues, Manuel Vitorino, Margarida Durães e Teodoro Fonte. A publicação recebeu o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste e da Adriparte SGPS.

[texto inserido em 04.10.2012]