Padroeiros de Viana

Apresentação Pública do livro  "Padroeiros de Viana - Os Santos Mártires Teófilo, Revocata e Saturnino", de Manuel Inácio Rocha




No dia 13 de Fevereiro de 2010, pelas 10.30 horas, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o Centro de Estudos Regionais (CER) lançou, numa sessão pública, Padroeiros de Viana. Os Santos Mártires Téofilo, Revocata e Saturnino. Trata-se de um estudo de história social e religiosa elaborado por Manuel Inácio Rocha, Mestre em História Moderna e autor de vários títulos. O livro é prefaciado e foi apresentado pelo Prof. Doutor Henrique Rodrigues, reputado investigador e professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e na Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

Entre os livros de Manuel Inácio Rocha editados pelo Centro de Estudos Regionais, destacamos a publicação da sua tese de mestrado, sob o título O Real Colégio das Chagas do Convento das Ursulinas – Instrução de Meninas em Viana (1778/1884) (Viana do Castelo, 1996) e, mais recentemente, Origens da Paróquia do Senhor do Socorro (1969-2009) (Viana do Castelo, 2009). O autor do livro, Manuel Inácio da Rocha, é natural da freguesia de Deão (Viana do Castelo). Concluiu o Curso Teológico do Seminário Conciliar de Braga, na década de sessenta, e licenciou-se em História, na Universidade do Porto. Durante vários anos leccionou as disciplinas de Religião e Moral, Português, Estudos Sociais, Antropologia Cultural, História da Arte e História, sendo actualmente professor aposentado da Escola Secundária de Monserrate. Em Junho de 1995, concluiu, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Mestrado em História Moderna, com a mais alta classificação.

A edição do estudo de Manuel Inácio Rocha enriquece o vasto percurso editorial do Centro de Estudos Regionais e inaugurou a sua nova linha gráfica, estruturada em colecções


Manuel Inácio Rocha na apresentação do seu livro.

O Doutor Henrique Rodrigues, usando a palavra, na sessão de apresentação do livro. Segundo o investigador, o livro de Manuel Inácio Rocha é um estudo historicamente sério e honesto, recorre a uma bibliografia e a fontes credíveis e ricas, desenvolvendo uma tese sobre as figuras dos Padroeiros de Viana, os Santos Mártires Teófilo, Revocata e Saturnino, que merece a reflexão de todos os vianenses. 

 
Aspecto da numerosa assistência (Biblioteca Municipal de Viana do Castelo). A Vereadora da Cultura e Educação, Dr.ª Maria José Guerreiro, presente no evento, destacou o trabalho cultural do Centro de Estudos Regionais, congratulou-se com a apresentação de uma nova identidade gráfica e, num tom afectivo, dirigiu ao autor palavras de felicitação e estímulo. De igual modo, a Presidente da Assembleia Municipal, Dr.ª Flora Silva, lembrou a relevância deste tipo de estudos, do papel único das editoras com o perfil do CER e do interesse que lhe suscitou a obra. As representantes do poder local não deixaram ainda de elogiar a forma, profunda e rigorosa, como a obra fora apresentada pelo Prof. Doutor Henrique Rodrigues que, como foi observado pela Vereadora da Cultura e Educação, apenas levantou o véu, suscitando o interesse pela leitura da obra de Manuel Inácio Rocha.

Publicado em 08.10.2012